fbpx

Professor Adelino – prefeito!

Aqui contamos um pouco de sua história

Nascimento

Adelino Francisco de Oliveira nasceu em São Paulo, capital, em 9 de maio de 1973, filho de uma baiana (dona Paula!) e de um mineiro (“seo” Laurentino!). Adelino passou a infância e parte da adolescência na zona Sul de São Paulo, no bairro Rio Bonito, região de Interlagos, periferia da cidade.

Adolescência

Na adolescência, Adelino participou ativamente da Comunidade Eclesial de Base, da Igreja Católica, onde conheceu e se engajou na militância do PT. Em 1989, com 16 anos, em seu primeiro voto, na primeira eleição direta após o período de redemocratização, Adelino votou em Lula – sem medo de ser feliz! Ainda na adolescência, ingressou no seminário, passando a estudar para ser padre católico, com os salvatorianos.

 

 

 

Vida adulta

Em 1999, Adelino casou-se com Maria Teresa, companheira com quem tem três filhas: Esther, Laila e Deborah. Em 2001, Adelino e Maria mudaram-se para a cidade de Piracicaba, e Adelino passou a lecionar Filosofia e Ensino Religioso no Colégio Salesiano Dom Bosco. Também desde o ano 2001, Adelino atua como assessor da Diocese de Piracicaba, onde leciona no curso de Teologia para Leigos. Em 2004, professor Adelino defendeu dissertação de mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. A partir de 2005, além da docência nos colégios Dom Bosco da cidade, Adelino passou a atuar como professor e coordenador de extensão na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba – instituição da qual participou ativamente de sua fundação. Desde 2005, Adelino tem assessorado, na área de teologia, o grupo de teatro Guarantã – responsável pelo espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba. Em 2013, professor Adelino defendeu tese de doutorado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, na cidade de Braga/Portugal.

Vida presente

Em 2014, Adelino foi aprovado em primeiro lugar em concurso público (o primeiro que prestou) para a vaga de professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo, campus Capivari. De 2014 a 2015, Adelino se pós-doutorou pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP. Em 2015, participou como organizador da obra “Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba” – livro escrito por sua esposa, Maria Teresa. Em 2016, Adelino foi transferido para o campus Piracicaba do Instituto Federal de São Paulo. No Instituto Federal, Adelino desempenhou as funções: professor, de coordenador do curso de pós-graduação Educação em Direitos Humanos e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), além de ser também líder de grupo de pesquisa. Em 03 de novembro de 2019, o professor Adelino foi indicado pelo PT como pré-candidato para o cargo de prefeito da cidade de Piracicaba.

 

Thiago Nalesso – vice!

Thiago Nalesso é professor e gestor universitário. Advogado, é doutorando pela PUC de São Paulo e Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), onde também formou-se Bacharel em Direito. Thiago é ainda especialista em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul.

Thiago foi também presidente do Centro Acadêmico de Direito e do Diretório Central dos Estudantes da UNIMEP – e ainda membro da Coordenação Nacional de Estudantes de Direito.

Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade, em 2016 Thiago Nalesso foi candidato a prefeito de Piracicaba pelo PSOL.